PESQUISA REALIZADA NO ENSINO SUPERIOR MOSTRA DIFICULDADES DE ESCRITA E LEITURA
Problemas como o a dificuldade de interpretação,
pouca leitura, o analfabetismo no ensino básico, além do analfabetismo
funcional - que atinge até mestrandos e doutorandos - não é novidade para
ninguém.
Por isso, elencamos aqui alguns pontos de uma
pesquisa que realizamos com estudantes e educadores do ensino superior em algumas Universidades/Faculdades do Sul do Brasil.
PESQUISA COM ACADÊMICOS
Segundo nossa própria pesquisa inicial,
realizada com acadêmicos de graduação/pós-graduação da região do sudoeste
paranaense e oeste catarinense (através de um questionário) foi
identificada uma necessidade na elaboração de textos, especialmente de cunho
acadêmico, na qual se percebia grande dificuldade por parte dos autores em
desenvolver gêneros textuais de nível razoável.
Foi
constatada dificuldades em:
·
Dissertar, complicações com o vocabulário e domínio
parcial do novo acordo ortográfico.
·
Para começar um parágrafo e colocar as palavras
certas de modo que o texto fique claro.
·
Delimitar uma introdução/conclusão e limitação na
formatação.
·
Não domínio das técnicas de citação, o que ocasiona
a falta de segurança.
·
Dificuldade na identificação de citação direta ou
indireta e até que ponto pode ser plágio/cópia.
·
Repetição da estrutura dos parágrafos. Ex.:
Segundo, de acordo, conforme tal autor, deixando o texto inexperiente e
maçante.
PESQUISA COM PROFESSORES
Foi disponibilizado também um questionário
aos professores da região com o objetivo levantar o grau de
dificuldade dos acadêmicos em redigir textos.
Principais
problemas citados:
· De coerência entre as ideias no texto e coesão na escrita, problemas gramaticais e repetitivos erros ortográficos.
·⠀⠀De clareza na exposição das discussões, paralelismo gramatical, vocabulário restrito e erros de concordância.
·
De pontuação, acentuação gráfica, concordância
verbal e nominal.
·
Na organização de argumentos e parágrafos muito
extensos.
·
Confundem os tipos de citação e escrevem as
citações de forma incorreta.
· O acadêmico lê pouco, disserta pouco e coloca
citações no texto apenas para “cumprir com a formalidade”.
· Boa parte faz cópias literais do texto sem saber
escrever mais a respeito, pois tem dificuldades em ler e interpretar as ideais
dos autores.
·
Desconhecimento de laços coesivos e de normas de
referenciação.
As explicações dadas pelos professores
para esses problemas textuais são:
o Falta
de leitura, interpretação e escrita.
o Dificuldades
em expressão e baixo nível cultural.
o Pouca
habilidade com o vocabulário e desconhecimento da norma culta da língua
portuguesa.
Além
de:
· Ausência de orientação adequada e leitura de
assuntos relacionados à temática de escrita.
·
Falta de dedicação para escrever e analisar o texto
de forma crítica.
·
Facilidade no copiar e colar e busca por
praticidade.
·
Falta de preocupação com a qualidade do que se está
fazendo.
·
Dificuldade para identificar critérios como:
Interpretação e construção de ideias; Criatividade e posicionamento crítico.
Essa pesquisa com questionários foi realizada no início de nossa empreitada
empresarial, em 2015/2016.
Felizmente,
parece que o cenário melhorou um pouco. Mas ainda há muito o que fazer no longo prazo.
Comentários
Postar um comentário