PROBLEMAS DE TEXTO RECORRENTES OBSERVADOS EM NOSSA EXPERIÊNCIA
Abaixo listamos alguns dos problemas de texto recorrentes que observamos na nossa experiência com a REVISOTECA, que tratamos no Webinar com a Daiana da Mettzer:
·
Plágio recorrente.
·
Analfabetismo funcional generalizado
(até em mestrando e doutorandos).
·
Problemas com repetição de palavras e conectivos,
vícios de linguagem, frases muito longas.
·
Parágrafos e orações muito extensas e confusas.
·
Uso excessivo (ou inadequado) da
vírgula e falta do ponto final.
·
Orações incoerentes e sem coesão.
·
Frases confusas e falta de algumas
palavras, principalmente conectivos.
·
Redundância em frases.
·
Espaços excessivos entre parágrafos.
·
Uso de letras maiúsculas incorretamente
no início de palavras.
·
Uso incorreto do gênero de
substantivos.
·
Erros de pontuação e acentuação.
·
Falta ou uso incorreto da crase em
algumas palavras.
·
Problemas de paragrafação: orações que
formam o parágrafo estão mal articuladas entre si e com falta de conectivos.
·
Gerundismo, um vício de linguagem
frequente. Ex.: visando, tornando.
·
Frases longas ou em ordem invertida.
·
Uso de palavras inúteis ou ambíguas.
·
Tradução do Abstract feita com o Google
Translate ou com outra ferramenta online, geralmente com vários problemas na
tradução e adaptação do idioma.
· Confiança excessiva no corretor automático, que trata inadequadamente algumas ocorrências.
· Dificuldade com as mudanças do Novo Acordo Ortográfico.
Além de problemas como:
·
Formatação inadequada.
·
Normas de citação incorretas.
·
Ausência de referências em frases importantes.
·
Ausência de materiais concretos, como
figuras, tabelas, quadros, gráficos.
·
Ausência de fontes e referências em
frases.
PLÁGIO E
ANALFABETISMO FUNCIONAL
· As dificuldades e limitações dos acadêmicos em desenvolver razoavelmente um texto bem escrito, levam os mesmos à famigerada prática do plágio.
·
A maioria dos universitários têm alguma
dificuldade com escrita e interpretação de texto, apresentando dificuldades
para lidar com textos mais longos.
REFORMA ORTOGRÁFICA
DA LÍNGUA PORTUGUESA
· Os alunos não sabem exatamente o que mudou.
·
Além disso, a mudança, embora tenha afetado um
número pequeno de palavras, envolveu alguns vocábulos muito conhecidos.
CORRETORES AUTOMÁTICOS
· A língua portuguesa é complexa e muitas vezes o corretor interpreta de maneira errada o texto.
· Quando desatualizado, faz uso da antiga norma gramatical.
· Sugerem palavras de forma incorreta, incoerentes com o parágrafo ou frase, principalmente em textos complexos.
·
Em alguns casos, o editor aponta que algumas
palavras corretas não existem (neologismo), não sinaliza que algumas palavras
estão juntas.
Ainda não se inscreveu para o Webinar da Mettzer? Confira mais informações no canal da Mettzer no Instagram @mettzer
Comentários
Postar um comentário