O PAPEL DO PROFISSIONAL REVISOR

        A função básica do revisor é “ler o texto à procura de incorreções, atuando como um fiscal da língua e da linguagem. Ele deve corrigir erros sintáticos, ortográficos e de pontuação, além de adequar melhor os recursos linguísticos. É da mesma forma responsável pela leitura do texto final impresso, comparando-o com o seu respectivo original” 1.
Um dos pontos mais importantes para garantir a qualidade de um texto é ter percepção do que é essencial e do que é secundário, supérfluo ou mesmo desnecessário. Por isso, é atributo de um bom corretor saber fazer cortes (cirurgias) em partes do texto, para que venham a concorrer a uma melhor estética, objetividade e clareza na percepção do leitor. É essencial despoluir o texto, torna-lo mais enxuto, pois muitas coisas escritas podem ser descartadas ou reformuladas, no intuito de deixar o texto mais limpo e menos cansativo ao leitor.
Às vezes, a pessoa que escreve não tem a noção exata do que pode ou não ser retirado do texto sem afetar a qualidade dele. Para isso é importante que o texto passe pelo processo de revisão, para que, sob a ótica do leitor-revisor, as ideias escritas possam ser reordenadas, eliminando o que é desnecessário e refinando o que é essencial, para assim oferecer um texto de qualidade ao público.
De modo geral, o revisor de texto auxilia nesse processo de melhoramento da exposição de ideias, dando mais qualidade ao texto, tornando-o de fácil compreensão, e, para isso, desbastando-o dos excessos cometidos a fim de que a captação da ideia defendida seja transparente e paire sob o texto. Uma ideia deve chegar a seus leitores de forma interessante e compreensível, e ela pode vir a perder o seu sentido se não for bem expressa.
Uma revisão de texto com qualidade leva em consideração não apenas a forma do texto, com a correção ortográfica e gramatical, mas também aponta sugestões para aprimorar a sua estrutura global e a coerência do que foi escrito.

Entretanto, a revisão de texto por um profissional considera sempre o estilo da pessoa que o escreveu, afinal, as ideias são expressas por determinadas características e ritmos de escrita próprios de cada autor.
Esse serviço é de fundamental importância para fazer a correta utilização de pronomes, evitar a redundância excessiva de termos, e livrar-se dos vícios de linguagem frequentes que podem envolver o texto, sem mesmo o autor os perceber. Uma boa revisão textual feita com excelência resultará no refinamento do nível da qualidade textual do contratante do serviço.
Assim sendo, deve-se sempre haver essa preocupação da revisão textual por parte do autor, a fim de manter seu trabalho ajustado às exigências acadêmicas. O trabalho do revisor vai além da mera correção gramatical: ele busca um melhor aperfeiçoamento do texto para sua exposição e apresentação e, futuramente, para uma possível publicação.



Comentários

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

O FAMIGERADO PLÁGIO

RESUMO, PALAVRAS-CHAVE e ABSTRACT: COMO COMEÇAR?

CHECKLIST DO TCC: O QUE NÃO PODE FALTAR

A REVISÃO TEXTUAL E SUA RELEVÂNCIA PARA A EDUCAÇÃO ONLINE NA PANDEMIA

ELEMENTOS PRÉ-TEXTUAIS EM TRABALHOS CIENTÍFICOS E ACADÊMICOS

QUESTIONAMENTOS PRINCIPAIS DE QUEM COMEÇA A ESCREVER O TRABALHO ACADÊMICO

IMPORTÂNCIA DA REVISÃO TEXTUAL EM TRABALHOS FINAIS DE CURSO

PESQUISA REALIZADA NO ENSINO SUPERIOR MOSTRA DIFICULDADES DE ESCRITA E LEITURA

CURSOS ONLINE GRATUITOS DE INGLÊS, ESPANHOL, FRANCÊS, ALEMÃO, JAPONÊS, MANDARIM...

ANALFABETISMO FUNCIONAL