IMPORTÂNCIA DA REVISÃO TEXTUAL EM TRABALHOS FINAIS DE CURSO

No mundo contemporâneo, é notória a importância da comunicação no dia a dia. É preciso falar e, principalmente, escrever bem. Através da Internet, e-mail, redes sociais, sites e mensagens, a comunicação acontece cada vez mais e escrever bem faz toda a diferença.
O texto, oriundo de qualquer esfera, deve ser preciso, bem estruturado, e transmitir de forma clara o seu objetivo, ponto de vista ou intenção. Deve ainda apresentar coesão e coerência, elementos formais essenciais que lhe dão sentido e forma.
Revistas, matérias na internet, monografias, artigos, entre outras publicações, muitas vezes apresentam textos desinteressantes e, principalmente, escritos de maneira insatisfatória, levando o leitor a abandonar a leitura logo nos primeiros parágrafos [1].
Isso ocorre com a maioria dos ingressantes no ensino superior: a pressa em redigir o texto, a necessidade de aligeirar a comunicação e o péssimo hábito de deixar para fazer um trabalho no limite do prazo definido, concorrem igualmente para o caos linguístico. Desse modo, a necessidade da produção textual muitas vezes acaba se colocando acima de outros atributos tão ou mais importantes na hora da produção textual, entre os quais a excelência e a qualidade mínima exigida para um trabalho acadêmico.
Os trabalhos de conclusão de curso (monografias, artigos, teses e dissertações), por exemplo, são tipos de trabalhos acadêmicos concentrados em um tema específico; são uma produção de cunho científico, e são exigidos como produção final determinante para a obtenção da titulação acadêmica. É evidente a relevância desses trabalhos enquanto última instância à formação de um profissional.
Por esse motivo, os trabalhos finais devem ser completos e feitos com qualidade, para que, apesar de apresentar um único problema, se possa compreender o âmbito geral em que tal tema está inserido [2].
De acordo com seus propósitos, os tipos de trabalhos de conclusão de curso são construídos a partir de inúmeras regras que visam basicamente o melhor tratamento da ideia ou assunto tratado e também gerar certa homogeneidade típica textual em relação à metodologia utilizada para seu desenvolvimento.
Muitas pessoas têm boas ideias, mas possuem sérias dificuldades para interpretar conceitos e transpô-los ao papel de forma adequada e dentro da norma culta da língua portuguesa.
Neste cenário, destaca-se a importância dos serviços de revisão e correção textual, que auxiliam o acadêmico no aspecto textual do trabalho.



[1]http://www.sebrae.com.br/sites/PortalSebrae/ideias/Como-montar-um-servi%C3%A7o-de-revis%C3%A3o-de-textos
[2] http://www.ifmg.edu.br/site_campi/v/images/arquivos_governador_valadares/ManualelaboracaoTCCEM.pdf 



Comentários

  1. Realmente é verdade isso, os estudantes não dão importância a esses detalhes.

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

O FAMIGERADO PLÁGIO

RESUMO, PALAVRAS-CHAVE e ABSTRACT: COMO COMEÇAR?

CHECKLIST DO TCC: O QUE NÃO PODE FALTAR

A REVISÃO TEXTUAL E SUA RELEVÂNCIA PARA A EDUCAÇÃO ONLINE NA PANDEMIA

ELEMENTOS PRÉ-TEXTUAIS EM TRABALHOS CIENTÍFICOS E ACADÊMICOS

QUESTIONAMENTOS PRINCIPAIS DE QUEM COMEÇA A ESCREVER O TRABALHO ACADÊMICO

PESQUISA REALIZADA NO ENSINO SUPERIOR MOSTRA DIFICULDADES DE ESCRITA E LEITURA

PROBLEMAS DE TEXTO RECORRENTES OBSERVADOS EM NOSSA EXPERIÊNCIA

CURSOS ONLINE GRATUITOS DE INGLÊS, ESPANHOL, FRANCÊS, ALEMÃO, JAPONÊS, MANDARIM...